segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Momento Cultural Parte 2

Exato. Porque não é só de merda que a gente vive, mas também, principalmente de cinema. Por mais que tenha achado que o ano foi fraco, ele teve seus filmes incríveis. Na lista que segue, não vão só apenas os filmes premiados, ou celebrados pela crítica, mas também aqueles que por algum motivo chamou mais nossa atenção. Vale observar que não é nenhuma ordem exata, com excessão talvez do primeiro.

1. Vicky Cristina Barcelona

Sabe, odiei O Sonho de Cassandra. Não pelo filme ser ruim, mas ser um filme do Woody Allen bem abaixo da média. Mas daí ele decidi filmar em Barcelona, chama três atores incríveis e ainda a surpresa Rebecca Hall) e com um enredo e roteiro aparentemente simples consegue formular frases de efeito e cenas inesquecíveis. Apesar da narração as vezes desnecessárias, as atuações valem a pena, principalmente de Penélope Cruz e sua obssecada Maria Helena. Junto com Match Point, formam uma dupla de filmes impecável de Allen.





2. Wall.E

Parece chlichê por esse filme na lista de melhores do ano junto com o terceiro, mas fazer o que? Wall.E é uma animação melhor que muito filme, tem visual impecável e consegue agradar mesmo no início em que não há falas. Esse é o típico filme que agrada crianças e adultos.

3. The Dark Knight

Oi? Alguém não gostou desse filme? Odeio filmes de super-heróis, tipo Homem Aranha e tal, com excessão de Batman. Ok, o Batman nesse filme é o menos importante, o melhor mesmo é o incível Coringa de Heath Ledger que até então não havia me chamado atenção em nenhum outro filme.



4. Mamma Mia!

É realmente estranho esse na lista de melhores mas com certeza foi o filme mais divertido do ano. Querem dois motivos? ABBA e Meryl Streep.






5. Ensaio Sobre A Cegueira

Sem palavras no fim da sessão. Juliane Moore incrível, roteiro impecável, cenários, fotografia, trilha sonora. Ainda não li o livro, mas com certeza o filme de Meirelles deve traduzilo para as telonas tudo o que havia na mente de Saramago ao escreve-lo.




6. Apenas Uma Vez

Como nunca fizeram esse filme antes? É um dos filmes mais verdadeiros que já vi, sem falar na ótima trilha sonora, que sem ela o filme não funcionaria.






7. Desejo E Reparação

Uma mentira que se transformou em um dos melhores filmes do ano. Joe Wright parece ter nascido para dirigir filmes de época, e Keira entrega mais uma ótima atuação em um drama de época. O melhor final de filme do ano.






8. Sangue Negro

I Drink Your MILKSHAKE!!!!!!!!!!!!!






9. Juno

Mesmo não tendo a cara do Oscar, foi merecidamente indicado. Ellen Page é perfeita no papel da adolescente grávida, sem contar na ótima (indie) trilha sonora e a forma em que os coadjuvantes ajudam o enredo ao longo da história.



10. Sex And The City

A crítica pode ter odiado, mas as 2 horas do filme conseguem resumir perfeitamente todas temporadas da série. Mesmo não tendo acompanhado todas temporadas, o filme é junto com Mamma Mia! um dos mais divertidos do ano.








Outros que merecem destaque:

O Orfanato, Não Estou Lá, Onde Os Fracos Não Têm Vez, Pecados Inocentes, Smbras de Goya, Um Beijo Roubado, Sweeney Todd, Madagascar 2.



UPDATE: Acabamos de conferir "O Escafandro E A Borboleta", filme que facilmente tiraria "Sex And The City" da nossa lista. Aliás, muitos filmes desse ano ainda não foram conferidos, como "Queime Depois De Ler", que não estreiou por aqui.


Um comentário:

  1. Queime Depois De Ler não tiraria nenhum filme da lista, na minha opnião.

    ResponderExcluir